sistemáticas quanto ao seu método de trabalho, seguindo passos definidos e universais.
Antes de qualquer outro procedimento, a principal preocupação de um antropólogo forense,
ao confrontar‐se com um corpo, vestígios esqueléticos ou outro qualquer material que se assemelhe a tecido ósseo, é classifica‐los como humanos, animais ou matéria inorgânica. Numa situação em que os remanescentes não são humanos ou os vestígios são de carácter histórico, ou mesmo pré‐histórico (como por exemplo vestígios que apresentem setas cravadas no corpo ou marcas de rituais características de épocas passadas), o caso é classificado como encerrado ou é transferido para outras áreas de estudos científicos por falta de interesse prático forense.
Após revelado o interesse legal e forense no material descoberto, este é direccionado para um processo de identificação de determinados caracteres de relevância para a investigação e reconstituição do indivíduo ante mortem. Factores a identificar nesta análise antropológica serão: idade aquando da morte, sexo, estatura, peso, filiação racial e patologias e historial médico do indivíduo. Para além de se focar
nestes caracteres, o antropólogo forense deve compreender e concluir o modo e a causa da morte, tal como, no caso de homicídio, identificar o agressor.
sendo composto pela identificação, registo e descrição pormenorizada de todos os ossos relevantes na identificação do cadáver.
Neste processo é vital a abstracção de o esqueleto como um todo, tendo cada osso a necessidade de ser observado individualmente, não havendo por isso conceitos como crânio ou coluna vertebral, mas termos como occipital ou vértebra. Quanto à descrição, esta deve ser realizada de modo preciso e rigoroso, tal como deve registar a condição geral dos ossos, dimensões, presença/ausência e qualquer outro tipo de anomalia ou saliência de relevância.
Na próxima semana continuaremos a falar sobre a teoria da Antropologia Forense!!! :)
Fontes:
http://www.crimeandclues.com/forensicanthropologist.htm
http://www.anthro4n6.net/forensics/
http://en.wikipedia.org/wiki/Forensic_anthropology
http://www.forensicanthro.com/
Sem comentários:
Enviar um comentário