Número total de visualizações de páginas

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Antropologia Forense ( Informação científica ) Parte 1

O QUE É A ANTROPOLOGIA FORENSE?

A antropologia é a ciência que estuda o Homem num âmbito cultural e físico, considerando igualmente as suas relações. Por outro lado, o termo “forense” implica uma ciência aplicada à justiça.

Logo, a antropologia forense é a aplicação legal da ciência antropológica, com o objectivo de ajudar à identificação de cadáveres e à determinação da causa de morte. Este ramo da antropologia é aplicado em situações em que existem danos consideráveis induzidos ao cadáver, tais como a decomposição do mesmo, amputações, queimaduras severas ou qualquer outro elemento que cause a deformação do corpo ao ponto de se tornar irreconhecível. Todo o trabalho em questão é realizado por técnicos especializados denominado antropólogos forenses que se auxiliam noutras áreas científicas como a patologia, investigação criminal, de entre outras.

O antropólogo forense não se limita a conhecimentos de antropologia biológica, mas deve possuir instrução em técnicas como escavação arqueológica; examinação de cabelos, pegadas, insectos e material vegetal; reconstrução facial; sobreposição fotográfica; identificação de variações anatómicas e análise de historiais médicos;

Por outro lado, técnicas mais forenses como análise da cena do crime, manejo de provas, fotografia,

toxicologia ou balística e armamento. “Apesar de todos os humanos adultos terem os mesmos 206 ossos, não existem dois esqueletos iguais”.

2 comentários:

  1. http://ritamariarita.blogspot.com/
    Agradecímos que os nossos colegas do 8ºC preenchessem o inquérito sobre as "Redes Sociais" com honestidade, muito obrigada!

    ResponderEliminar