O programa é muito levemente baseada na vida da médica legista Kathy Reichs, que é uma das produtoras do programa. A personagem que dá o título à série, Dra. Temperance "Bones" Brennan, partilha o nome com a protagonista de vários romances policiais de Reichs.
A série trata de investigação em casos de assassinato tratados pelo Federal Bureau of Investigation (FBI) envolvendo restos mortais das vítimas - especialmente ossos - que são analisadas pelos pesquisadores do "Jeffersonian Institution" (uma alusão ao Instituto Smithsoniano) comandados pela Dra. Brennan após terem sido trazidos pelo agente especial Seeley Booth.
A série começou no ano de 2005, e conta a história de uma aliança improvável de Dra. Temperance "Bones" Brennan, equipe de antropologia forense do Instituto de Jeffersonian e do Agente especial Seeley Joseph Booth do FBI.
Ao examinar os restos mortais das vítimas de assassinato, a Dra. Brennan e sua equipe fornece conhecimentos científicos e as perspectivas ao mundo da investigação criminal para o FBI.
Além dos casos de assassinato apresentado em cada episódio, a série explora as origens e os relacionamentos dos personagens principais, incluindo o desenvolvimento de amizade e relacionamento, possivelmente romântico entre Brennan e Booth.
A primeira temporada é marcada apenas pelos simples casos criminais e psicológicos dos personagens da série. No último episódio porém, percebe-se que o desenrolar da série irá mudar. Neste episódio, os restos mortais da mãe de Breenan são encontrados (seus pais haviam desaparecidos quando ela tinha seis anos e seu irmão Russ, dez anos, foge, deixando Breenan na adoção).
A segunda temporada começa com um assassinato que aponta para o pai desaparecido de Breenan e com o fato de que a equipe forense do Jeffersoaian ganhou uma nova chefe, Camille Saroyan. Durante a temporada, Breenan, junto com seus amigos do Jeffersonian, descobrem que seus pais eram assaltantes de bancos famosos e o pai de Breenan é preso. No início, Breenas é hostil com seu pai, mas recupera a amizade com ele e com seu irmão, Russ. Nesta temporada, são encontrados restos mortais de duas crianças que haviam sido enterradas vivas. Conforme as investigações ocorrem, descobre-se que o assassino é um serial killer que se auto-denomina O Coveiro, cujo Modus Operand consiste em enterra as vítimas vivas e exigir por uma quantia altíssima em dinheiro (caso seja paga, O Coveiro dá a localização do local onde a pessoa está enterrado, caso contrário, a pessoa nunca será achada e morrerá). Breenan e Hodgins são sequestrados e por pouco não morrem, pois conseguem escapar, mas não sem traumas, já que Hodgins tem sua perna ferida por um pedaço do parachoque do carro do Coveiro que, depois, é guardado pelo FBI como evidência (mas Hodgins o rouba). O caso do Coveiro começa a ser analizado pela promotora Heather Taffet. Nesta temporada, Angela e Hodgins iniciam um namoro e decidem se casar. No dia do casamento, Zack se mostra nervoso e conta a Booth que foi intimado a ir à guerra no Iraque. No casamento, a polícia federal aparaece e diz que Angela é casada com um neo-zelandês cujo apelido é Berimbau.
A tercira temporada começa com uma vítima de canibalismo e a volta de Zack do Iraque. A equipe do Jeffersonian, com a ajuda de Hodgins e suas teorias de conspiração, descobrem sobre uma sociedade secreta de canibais onde sempre haverá um mestre e um aprendiz. O aprendiz é preso e, para evitar denunciar a sociedade, comete suicídio na prisão. Durante a temporada, outras vítimas de canibalismo são apresentadas e descobre-se que Zack substituiu o aprendiz morto e que matou uma das vítimas. Ele faz uma acordo com Carolina (promtora de justiça amiga de Breenan) e é considerado portador de defiência mental, sendo mandado para uma prisão psquiátrica. No episódio de número cinco da 4ª temporada. No episódio de número cem, temos a volta de Zack, já que sua inteligência é fator crucial para desvendar um assassinato. Durante a investigação, Zack acaba contado para Sweetes que nunca matou ninguém e que disse ter matado uma das vítimas de canibalismo para poder ir para a prisão psquiátrica e não para a prisão federal. Como psicólogo e amigo de Zack, Sweets mantém segredo.Durante esta temporada, a polícia tenta encontrar Berimbau. Nesta temporada também ocorre o julgamento do pai de Brennan. Nesta temporada também é apresentado o psicólogo Lance Sweets, que será crucial para o desvendar de muitos casos.
A quarta temporada começa com Booth e Breenan em Londres onde ela faz uma palestra para uma universidade, mas é obrigada a ficar por lá quando um amigo seu (londrino), é morto. Finalmente, depois de muita insistência, Berimbau é encontrado e reluta em assinar o divórcio. Quando finalmente o faz, a relação de Angela e Hodgins está abalada e eles se separam. Assim, Angela inicia um período de celibato para ajeitar sua vida. Sweets começa a namorar uma das estagiárias, Dayse. No meio da temporada, Booth é sequestrado pelo Coveiro que exige de Hodgins a evidência que está com ele. Booth é colocado em um navio que está preste a explodir e virar recife artificial. Hodgins vai até o local indicado pelo Coveiro e devolve a evidência. Há uma explosão forte que destrói a evidência e Hodgins sobrevive. Finalmente, Booth é econtrado e salvo. Com a ajuda do irmão de Booth, a equipe do Jeffersonain descobre que o Coveiro é ninguém menos que Heather Taffet, a promotora de justiça no caso do Coveiro. Booth descobre que tem um tumor no cérebro e é operado.
A quinta temporada começa como de costume: assassinatos a serem investigados. Booth volta do coma pós-operação com estranhos hábitos, que vão se corrigindo aos poucos. Depois de muito tempo, Angela quebra o celibato e começa a namorar um dos estagiários no Jeffersonia, Wendell. No episódio cem, a partir de flashbacks Booth e Breenan contam para Sweets como foi o primeiro caso deles. Começa o julgamento de Heather Taffet e após muitas provas que ela conseguiu anular, a promotora é condenada por sequestro e assassinato. Booth, após uma conversa com Sweets, se declara para Breenan e ela diz não sentir o mesmo (mas na verdade não quer arriscar a amizade com um relacionamento amoroso). Angela e Hodgins são presos e passam um tempo juntos na prisão até que a fiança seja paga. Esse tempo é crucial para que eles se re-apaixonem um pelo outro e, após o pagamento da fiança, o delegado local os casa. Os dois mantém segredo de seus amigos durante um tempo. Brennan e Dayse são convocadas para trabalha na Indonésia durante um ano devido a uma achado antropológico e Booth é convocado para ir treinar militares no Afeganistão. No aeroporto, Dayse e Sweets terminam o namoro devido ao tempo que passaram longes um do outro e Booth aparece para se despedir de Brennan. Os dois combinam de se encontrar um ano depois em frente a um carrinho de cachorro-quente.
A sexta temporada começa mostrando uma prévia dos novos trabalhos de Brennan e Booth. Após sete meses, os dois retornam para ajudar Cam, que está com problemas na identificação de um garoto de cinco anos, podendo perder o emprego. Booth volta do Afeganistão deixando para trás sua nova namorada: Hannah Burley. Nessa nova temporada, Booth e Brennan também investigam um assassinato na Jersey Shore, além de um assassinato em que Brennan idenrifica-se com a vítima. Nesse episódio, ela tem que lutar com seus sentimentos pelo Booth, que tinha se declarado no 100º episódio. Entre muitos acontecimentos, Michele (filha adotiva de Cam) vai para a faculdade, Angela está grávida e Hannah passa a morar com Booth. A temporada ainda está em andamento.
( Texto escrito sobre o novo acordo ortográfico )
Opinião Pessoal:
Nós achamos que esse programa representa muito bem a antropologia forense, chamando atenção desse tema desconhecido por motivos e a sua importância.